top of page

quem sou eu

Miquel Murga é um ator e comunicador que tem combinado, ao longo de sua carreira profissional, teatro, rádio e televisão.

Desde 1979, quando entrou para a equipe fundadora da estação de rádio em sua cidade natal, Sant Boi, e até a atualidade, ele não parou de trabalhar nessas áreas e vem combinando, eventualmente, com obras de publicidade, cinema, além de dirigir grandes eventos para empresas diferentes.

Em 1980, quando a estação de Sant Boi tornou-se Radio Municipal, acabou sendo o diretor de programas até se incorporar à Ràdio Avui - Cadena 13, a primeira experiência de rádio privada em catalão. Ali co-realizou, junto com Xavier Guix, dois dos programas que marcaram o início de uma nova forma de rádio, leve e divertida: "Campi qui dormi" e "El Frescos del dia".

Ao mesmo tempo criava, também com Xavier Guix, a empresa Tutti-Teatre (mais tarde Companhia Guix e Murga) que, durante muitos anos, esteve em turnê por toda Catalunha com seus espetáculos.

Depois veio a sua trajetória na TVE em Catalunha e a integração à equipe do programa de TV3 "Tres pics i repicó", dirigido por Joaquim Ma. Puyal, que representou um passo importante em sua carreira televisiva, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento público, dada a grande audiência e influência que teve o programa.

Mais tarde chegariam outros programas televisivos nas redes de transmissão estaduais como "Un, dos, tres... responda otra vez"  de Chicho Ibáñez Serrador, e o retorno à TV3, como ator e membro da equipe de roteiristas do programa "Surti com Surti", apresentada pelo humorista Jordi LP. Sua trajetória na Televisió de Catalunya, culminava com a criação e gestão do programa de concurso "A + a +", que permaneceu no ar por cinco temporadas.

Depois de passar por Catalunya Ràdio durante quase nove temporadas e por COM Ràdio e Radio Estel, durante as últimas temporadas era possível ouvir no Rádio 4 da RNE, onde dirigiu e apresentou por quatro temporadas, o programa "El millor de cada casa" que era transmitido aos sábados e domingos pela manhã, e, depois, dirigindo e apresentando o programa diário "La vida és dura, però es fa estimar" para toda a Catalunha.

Atualmente, ele é o criador e responsável pela implementação de micro espaços radiofônicos "El diari sonor", que emitem diferentes estações em toda a Catalunha e os espaços "L'aigua, font de vida" que emite Radio Estel e patrocina Aigües de Barcelona.

Combina esses trabalhos com seus projetos de teatro como ator, autor e diretor. Uma de suas mais recentes comédias, "Efeito maracuyá", está atualmente em produção em castelhano, portugués e russo.

Tem realizado e dirigido versões em catalão de obras como "Divórci” de Franz Keppler e Otàvio Martins, "Vis a vis a Hawaii", de José Luís Alonso de Santos, "Una família indecent" de Ever Blanchet, "Quan l'amor és un joc" do qual ele é o autor ou "La pipa de la pau " de Alicia Muñoz, todas elas estreadas em Barcelona  nos Teatros Gaudí e Versus Teatre. No mesmo Teatro Gaudí de Barcelona, ​​ele estreou e dirigiu a versão catalã de uma das comédias mais bem sucedidas de José Luis Alonso de Santos "Pares y Nines" em catalão "T'estimo, però no Tant", que durante quatro temporadas esteve em cartaz com grande êxito de crítica e público.

Precisamente este sucesso tem sido a principal razão para que a sua versão da obra, em castelhano, também dirigido por ele, estréie no Teatro Príncipe Teatro Gran Vía de Madrid e se encontre, atualmente, em turnê por toda a Espanha.

Ele tá agora trabalhando na gestâo do Aquitania Teatre de Barcelona e lá tem feita a produçâo artítitica da comédia "Peduts" de Ramon Madaula.

E tá fazendo a direcâo escénica do musical "La chica de Ipanema" que fará a estreia no próximo mes de janeiro de 2020 em Barcelona e Madrid.

download cv
bottom of page